ABGF e ATIDI firmam parceria para promover comércio entre Brasil e África
Assuntos diversos 26 de maio de 2025
A Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) e a African Trade & Investment Development Insurance (ATIDI) assinaram, na sexta-feira, 23 de maio, Memorando de Entendimento (MoU) para fomentar a cooperação e promover o comércio exterior e o investimento entre o Brasil e os países africanos. A ABGF é a agência oficial de seguro de crédito à exportação do Brasil, enquanto a ATIDI atua de forma semelhante como seguradora multilateral para diversos países africanos.
A cerimônia ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com a presença da secretária-executiva do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha. O MoU foi assinado pela presidenta da ABGF, Maíra Madrid, e pelo CEO da ATIDI, Manuel Moses com a presença do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa.
O MoU estabelece uma estrutura confiável para futuros acordos específicos de projetos que facilitarão o financiamento de transações e iniciativas transfronteiriças entre o Brasil e os países africanos. Ao oferecer soluções de mitigação de riscos, a parceria fortalecerá a confiança bilateral e abrirá novos caminhos para a cooperação por meio de seguro, co-seguro, seguro paralelo e resseguro no campo de Créditos à Exportação.
“Estamos satisfeitos em assinar este acordo com a ATIDI, uma organização que tem desempenhado um papel fundamental na viabilização do desenvolvimento de seus países membros. Esta parceria permitirá o financiamento de empresas brasileiras que desejam expandir sua presença na África. Acordos como este ajudam a reduzir riscos, aumentando assim nossa capacidade de apoiar novas operações”, destacou Maíra.
A agência oficial brasileira de seguro de crédito à exportação, ABGF, está comprometida em fortalecer parcerias internacionais que abram novas oportunidades para as empresas brasileiras. Este acordo com a ATIDI representa um passo importante para aprofundar as relações comerciais do Brasil com os países africanos e reflete um compromisso compartilhado com o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a cooperação no comércio global.
“Este é mais um marco na trajetória de crescimento da ATIDI e reforça ainda mais nossa organização como uma facilitadora multilateral de destaque no financiamento ao desenvolvimento na África. Para além da cerimônia de hoje, não mediremos esforços, por meio deste MoU, para oferecer nossas soluções exclusivas de mitigação de riscos aos investidores brasileiros interessados em atuar no continente”, disse Manuel Moses, CEO da ATIDI.
A ATIDI foi fundada em 2001 por sete Estados Membros (Burundi, Quênia, Malaui, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia) para oferecer mitigação de riscos a investidores interessados em atuar na África. Desde então, cresceu e conta atualmente com 24 Estados Membros e 13 instituições em seu quadro acionário, representando países da África, Europa, Ásia e América do Norte.
Com a assinatura deste Memorando de Entendimento, a ABGF e a ATIDI reafirmam seu compromisso com o avanço da cooperação Sul-Sul e o crescimento econômico inclusivo por meio de uma colaboração ampliada e da troca de conhecimentos.
Visita à ABGF
Manoel Moses aproveitou a vinda a Brasília para conhecer a ABGF e visitou a sede da empresa, onde foi recebido por Maíra Madrid, a diretora Administrativa-Financeira, Adriana Paranhos, os gerentes de Desenvolvimento de Negócios e Sustentabilidade, Thaís Piffer, e de Relações Internacionais e Inteligência de Mercado, Dori Chedraoui, e o analista Lucas Teruo.
Veja a íntegra do MoU