ABGF participa de debate na OCDE sobre melhores práticas socioambientais no comércio exterior
Assuntos diversos 28 de novembro de 2024
A Agência Brasileira de Fundos Garantidores e Garantias S/A (ABGF) participou, na última semana, dos debates do Grupo de Trabalho de Créditos à Exportação e Garantias (ECG), na sede da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.
A iniciativa faz parte dos entendimentos para a revisão dos denominados Common Approaches for Environmental and Social Due Diligence, as melhores práticas a serem adotadas pelas Agências de Crédito à Exportação (ECAs) levando-se em conta os impactos ambientais e sociais nas operações comerciais entre os países e o apoio oficial às ações diante das mudanças climáticas. O grupo também discutiu a inclusão e implementação de recomendações da OCDE anticorrupção no comércio exterior.
O Brasil participou do evento liderado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio técnico da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o BNDES e a ABGF, representada pelo Gerente Executivo de Garantias, Rodrigo Albanesi.
O encontro fecha o ciclo de 2024 de participação da estatal brasileira em fóruns internacionais e agendas nacionais que discutem a melhoria do crédito e seguro para comércio exterior, a partir da volta da companhia à Berne Union e da aprovação de operações de seguro pela Abgf.