Equipe da TI da ABGF faz imersão técnica no Febraban Tech 2025 com foco na inovação sustentável
Assuntos diversos 16 de junho de 2025
A equipe de Tecnologia da Informação da Agência Brasileira de Fundos Garantidores e Garantias S/A (ABGF) participou essa semana do Febraban Tech 2025, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, onde acompanhou as tendências do setor envolvendo temas como governança de dados, inteligência artificial e automação. “Foi uma verdadeira imersão técnica, onde os temas foram discutidos de forma prática, estratégica e com foco na transformação real dos negócios”, relatou o gerente de TI, Éder Lopes.
O congresso, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, reuniu lideranças dos setores financeiro, de tecnologia, sustentabilidade, telecomunicações, varejo e áreas interessadas em inovação, para debates sobre a economia digital. O tema da Febraban Tech desse ano que permeou os debates foi “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”, abordando as conquistas, o potencial e as mudanças que a inovação tecnológica está promovendo no trabalho e no dia a dia da sociedade.
“Foram dias intensos de aprendizado, troca de experiências e, principalmente, de reflexão sobre onde estamos e, onde queremos chegar com o uso da tecnologia por meio da IA generativa. Uma das principais lições que levo dessa imersão é que não existe transformação real sem dados bem estruturados”, completou Éder.
O evento abordou temas como inteligência artificial, open finance, cibersegurança, sustentabilidade, blockchain, infraestrutura de nuvem e inclusão digital, com foco em como essas inovações impactam a oferta de serviços financeiros, a experiência do cliente e a eficiência do setor.
O analista da área de operações da ABGF, Rai de Oliveira Gomes, chamou a atenção para a participação de bancos, empresas de tecnologia, reguladores e especialistas nas discussões sobre as transformações digitais que moldam o sistema financeiro. “É um espaço estratégico para troca de conhecimento, networking e construção de agendas futuras entre os principais atores do ecossistema financeiro e tecnológico”, afirmou Rai.