Mostra Bid Brasil: ABGF reforça papel da garantia para comercialização de produtos nacionais do setor de defesa
Assuntos diversos 4 de dezembro de 2024
Empresas privadas e órgãos do governo federal, entre eles a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S/A (ABGF), representada pela presidenta Maíra Madrid, e o diretor de Garantias, Luiz Eduardo Legaspe, participaram da Mostra BID Brasil, principal evento da Base Industrial de Defesa e Segurança, que acontece em dezembro, em Brasília.
O evento, organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), com o apoio da ApexBrasil e do Ministério da Defesa, reúne os maiores players do mercado do setor, promovendo oportunidades de negócios e de inovações tecnológicas, em especial para o comércio exterior.
No painel Diplomacia e Defesa: Projeção da Base Industrial de Defesa e Segurança no Panorama Internacional, Maíra reforçou a importância do Seguro de Crédito à Exportação (SCE), operado pela companhia, como instrumento de fomento ao desenvolvimento da indústria de defesa nacional. “Estamos intensificando o aprimoramento do sistema para que fique mais ágil, adequado e competitivo para o exportador e, para que assim, os nossos produtos tenham condições de competir lá fora em igualdade de condições”.
Maíra salientou que a ABGF operacionaliza produtos específicos ao setor de defesa relacionadas às obrigações contratuais em licitações internacionais, impulsionando a competitividade da indústria nacional. Só em 2024, as operações aprovadas pela estatal totalizam U$2 bilhões e o setor da defesa representou 25% desse valor, quatro vezes mais do que os montantes viabilizados no ano passado.
Participaram do painel, Juliana Ribeiro Larenas, da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa, Marcela Carvalho, da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), do Mdic, Constanza Negri Biasutti, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Teniente Coronel Selma Gonzales, da Escola Superior de Defesa, com mediação do embaixador do Itamaraty, Flávio Marega.