MPMEs: ABGF apresenta seguro de crédito à exportação à CNI

Assuntos diversos 26 de novembro de 2024

Fotografias: Gilberto Alves de Sousa/CNI.

 

A Agência Brasileira de Fundos Garantidores e Garantias S/A (ABGF) participou, nessa segunda-feira (25/11), de reunião do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (Compem) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde apresentou a retomada do Seguro de Crédito à Exportação (SCE) dedicado às MPMEs.

O produto, relançado esse ano pela estatal brasileira e pela Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), traz facilidades ao segmento na modalidade pré-embarque e conta com uma inovação, a participação do Programa de Financiamento à Exportação (Proex), operado pelo Banco do Brasil, que oferece melhores condições no acesso ao crédito.

O encontro contou com a participação da presidenta da ABGF, Maíra Madrid, o diretor de Garantias, Luiz Eduardo Legaspe, e a gerente-executiva de Governança, Nátany Boldo, da companhia além do presidente do Compem, Roberto Serquiz, e dezenas de micro, pequenos e médios empresários e empresárias de todo o país.

Maíra Madrid ressaltou as condições do novo SCE, revelou que tratativas estão em andamento para que a operação para as MPMEs no modelo pós-embarque. “Desde a volta do produto já aprovamos U$ 6 milhões em operações. Nossa meta é comportar no nosso portfólio 15% de operações de MPMEs”, afirmou ao chamar atenção para a importância do setor para o crescimento da economia brasileira e a geração de empregos.